APLIC Oficina da Palavra | Gabriel Varela

Blog

Gabriel Varela

  |   Textos

Tema: Como combater o preconceito regional no Brasil?

 

Xenófobos no Brasil

O preconceito no Brasil é uma questão séria que acaba afetando muitas pessoas. Diversas vezes, esse tipo de preconceito é tão generalizado que passa despercebido para quem o pratica e para quem o presencia. Por esse motivo, acaba por não ser tão combatido quanto deveria.

Um dos motivos para isso acontecer é a mídia preconceituosa, que acaba excluindo uma parcela da população por ser “diferente”. Um bom exemplo dessa situação são as incontáveis piadas com o estado do Acre, sobre o qual se tem o estereótipo de que é subdesenvolvido.

Outro fator que influencia isso é também o estereótipo de que o Sudeste é superior ao restante do Brasil, o que faz com que as outras regiões sejam “estranhas”, o que leva as pessoas, muitas vezes, a terem certa vergonha de falarem sobre sua naturalidade.

Esse tipo de preconceito não é atual, pelo contrário. Desde o descobrimento do Brasil existe essa questão, quando os portugueses aqui chegaram, julgando serem melhores que os índios e os africanos.

Para combater o preconceito regional, deve ser ensinado a todas as crianças que há igualdade entre todas as pessoas. Além disso, poderiam ser criadas leis que multem aqueles que proferirem palavras ou ações de cunho xenofóbico.