APLIC Oficina da Palavra | Enzo Garcia Cascardo

Blog

Enzo Garcia Cascardo

  |   Textos

Apenas marketing

A publicidade infantil está sendo comentada há algum tempo. As propagandas direcionadas às crianças têm sido muito apelativas, porém, é apenas uma estratégia de marketing.

O Conanda quer proibir o uso de imagens que atraem as crianças, mas, sem esses símbolos, talvez elas não comprem ou se interessem pelo produto divulgado. Além disso, as propagandas são feitas para chamar a atenção, então os desenhos, brinquedos e outros atrativos são necessários.

O mesmo acontece com adolescentes com produtos como celulares, videogames, entre outros. Muitas vezes, os jovens não precisam desses produtos, mas querem ter o mais novo, por questão de “status”. Então não se restringe apenas às crianças.

Logo, não é errado usar esse recurso (imagens, desenhos…). Uma solução seria que os pais das crianças que querem seus filhos longe destas propagandas poderiam privá-los da tv. Contudo, não é racional a proibição desta estratégia de marketing.