APLIC Oficina da Palavra | Bernardo Quadros Pauliac

Blog

Bernardo Quadros Pauliac

  |   Textos

Propaganda infantil ou adulta

Sabemos que, em programas de crianças, estão aparecendo muitas propagandas infantis e também para o público adulto. Isso está gerando uma confusão entre Conanda e setores interessados nas propagandas dirigidas a esse público. Achamos errado essas propagandas de adultos em programas de crianças.

No começo dos anos 2000, o Cartoon Network só tinha comerciais dos seus próprios desenhos, depois de brinquedos, e agora de propagandas que passam em qualquer canal. Então, não podemos dizer que sem essas propagandas essas empresas vão à falência.

Com essas propagandas, a criança pode atormentar o pai com pedidos para comprar o tal brinquedo, tal roupa, gerando assim um estresse e um possível consumista. Em 2005 e 2006, o percentual de influência das crianças saltou de 42 para 52%.

Concluímos que pode sim ter algumas propagandas infantis, mas não muitas (no caso do Cartoon Network). Evitar apelar demais em propagandas, diminuir a quantidade desse tipo de propaganda preveniria futuro problema de consumidores compulsivos.